Rondônia - 8/2/2017 - Noticia
 Militares do CBMRO participam do Curso de Operadores de Medicina Hiperbárica
Com esta participação, os militares estão capacitados a atuar tanto em tratamentos como em procedimentos descompressivos.

Seis militares do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia com formação em mergulho de resgate participaram do 1° Curso de Operadores de Câmara Hiperbárica Multiplace, realizado no Centro Hiperbárico de Brasília-DF nos dias 04 e 05 de fevereiro.
Com esta participação, os militares estão  capacitados a operar câmaras hiperbáricas, tanto para tratamentos como para procedimentos descompressivos, priorizando a segurança do próprio operador e dos ocupantes da câmara. Dentre os temas abordados em aulas teóricas e práticas, anatomia e fisiologia aplicada ao mergulho, acidentes hiperbáricos, câmaras hiperbáricas multipaciente e acessórios, tabelas de mergulho, acidentes de mergulho, legislação hiperbárica, dentre outros. Pelas condições adversas da atividade de mergulho autônomo de Segurança Pública, o risco de acidentes e aquisição de doenças descompressivas são reais.

A constante capacitação dos mergulhadores é de suma importância para o entendimento real da situação concreta e a melhor opção de atendimento a ser seguida em cada caso de acordo com o histórico do  mergulho e das condições fisiológicas de cada mergulhador.

Com planejamento de adquirir futuramente uma Câmara Hiperbárica Móvel para garantir a segurança dos mergulhadores do corporação, o curso realizado abre caminho para que o serviço realizado pelos mergulhadores da corporação tenha condições cada vez maiores de segurança.

Fonte: texto e fotos - CAP BM Sanchez

Participantes do Curso Sgt BM Thiago, Ten BM Cordeiro,  Cap BM Samuel, Cap BM Sanchez, Ten BM Dos Santos, e Sgt BM Sandra