Rondônia - 25/4/2017 - Noticia
 Depois de quatro dias de buscas, adolescente é encontrado no Rio Madeira
As outras quatro vítimas que se encontravam na embarcação acidentada foram resgatadas ao longo do Rio Madeira e não correm risco de vida.

A ocorrência iniciou por volta das 04h00min do dia 22/04 (sábado) quando chegou a informação através do CIOP de que havia cinco pessoas desaparecidas no Rio Madeira na região do Distrito de Jaci Paraná, distante 90 km da capital. Os dados disponíveis estavam relacionados ao fato da embarcação locada pelas vítimas não ter retornado ao local de origem no referido distrito, sendo o último contato feito às 17h00min do dia anterior através de aplicativo de mensagens. Desde então várias outras embarcações de civis e voluntários passaram a fazer buscas na região.

Enquanto a equipe de mergulho de sobreaviso iniciava deslocamento com embarcação e equipamento de mergulho em direção ao Distrito de Jaci Paraná, por volta das 08h00min chegou a informação de que fora encontrada uma das vítimas próximo a localidade da Vila de Teotônio. Foi feito contato telefônico com a vítima que passou maiores informações, relatando que seu pai, e mais três pessoas estavam com ele, e que haviam descido rio abaixo após a embarcação em que eles estavam ter virado no meio do Rio Madeira próximo do Distrito de Jaci Paraná. Em seguida chegou a informação de que outra vítima fora encontrada por brigadistas da UHE Santo Antônio. Diante dos fatos a equipe de mergulho deslocou-se até a UHE Santo Antônio, onde manteve contato pessoal com a vítima encontrada. Esta relatou que o adolescente TFZR havia passado a noite com ela agarrados a um tronco de madeira. Mas que quando o tronco chegou na grade de proteção da UHE, o adolescente não conseguiu segurar-se e afundou.

Com tais informações a equipe concentrou esforços em tentar localizar o adolescente. Neste ínterim, populares que auxiliavam nas buscas em outra região informaram terem encontrado as outras vítimas, restando apenas o adolescente em questão. Assim, dada as condições do ambiente e as informações passadas pela vítima que estava com o adolescente, o trabalho consistia em localizar o corpo do adolescente em óbito por afogamento.

O local onde a vítima submergiu é uma grade denominada Log Boom pela Santo Antônio Energia, servindo como barreira de contenção dos grupos geradores de energia, retendo os troncos nessa grade. Dessa forma o local não oferecia segurança para a realização de mergulho no local. Assim foram tomadas diversas medidas para tentar localizar o corpo do adolescente, entre as quais o desligamento das turbinas da UHE após autorização da ANEEL, com isso foi possível a movimentação dos troncos afim de localizar o corpo da vítima. Dessa forma o trabalho de busca prosseguiu durante os dias seguintes, a montante e a jusante da usina, de forma que após quatro dias de buscas, que contou com duas embarcações e moto aquática do CBMRO além de embarcação da Delegacia Fluvial, o corpo do adolescente emergiu e foi visto por trabalhadores no vertedouro da UHE. De imediato a equipe de busca foi até o local e realizou o resgate do corpo, onde foi necessário o uso de um guindaste da UHE para acessar com segurança o local onde o corpo se encontrava. Permitindo dessa forma que o IML pudesse seguir os procedimentos cabíveis e a família possa ter o alento de enterrar seu ente querido.

Foto aérea do local onde o adolescente foi encontrado.

Texto: Cap BM Sanchez