CBMRO - Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia
  
Matricula:
Senha:
Mês/Ano:
Rondônia - 6/7/2017 - Noticia
 Crianças do abrigo Pingo de Gente visitam o Corpo de Bombeiros em Cacoal
No Dia Nacional do Bombeiro crianças e adolescentes do Abrigo Municipal Pingo de Gente visitaram as instalações do 4º GB. Em um dia especial, todos puderam interagir e ver de perto como estão preparados aqueles que trabalham com o objetivo de salvar vidas.

No mês de julho, comemora-se em todo o Brasil o Dia Nacional do Bombeiro. A escolha da data, 2 de julho, é uma homenagem à criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, inaugurado em 2 de julho de 1856, no Rio de Janeiro. Contudo, o Dia do Bombeiro Brasileiro foi oficialmente instituído através do decreto de lei nº 35.309, em 1954.


Neste mês especial para todos os bombeiros brasileiros, o 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Rondônia (4º GB), em Cacoal, não deixa de comemorar e mostrar à sociedade a importância do trabalho realizado por homens e mulheres que dedicam suas próprias vidas para garantir o bem da população.


No Dia Nacional do Bombeiro crianças e adolescentes do Abrigo Municipal Pingo de Gente visitaram as instalações do 4º GB. Em um dia especial, todos puderam interagir e ver de perto como estão preparados aqueles que trabalham com o objetivo de salvar vidas.


“Nós sabemos que foi um dia especial para essas crianças, mas eles podem ter certeza que foi um dia ainda mais especial para nós, bombeiros de Rondônia. Recebemos todos aqui, pudemos mostrar para eles algumas atividades e ações que desempenhamos e fomos recompensados com o brilho no olhar de cada criança e adolescente, que apesar de não ter uma vida comum e fácil, mostraram a sua admiração e o seu carinho por todos nós”, destacou o comandante do 4º GB, capitão Avelino Carvalho.


As crianças e adolescentes puderam presenciar uma série de ações promovidas pelos bombeiros de Cacoal, como demonstrações de salvamento em altura, atendimento pré-hospitalar e combate a incêndio. As atividades também contaram com o apoio da Polícia Militar em Cacoal, que levaram ao encontro os cães do Canil do 4ºBPM, fazendo demonstrações de suas atuações em apoio aos policiais militares. Além de tudo, lanches, pipoca e presentes foram entregues pelos bombeiros a cada criança e adolescente que ainda puderam passear nas viaturas do 4ºGB pelas ruas de Cacoal.


Mas um dos pontos mais emocionantes da atividade realizada pelo 4º GB, foi quando a bombeira militar, sargento Jane, relatou a sua experiência pessoal que se aproxima bastante da vida pessoal dos visitantes do quartel. Quando criança, aos nove anos, Jane e sua irmã, de 13, passaram mais de seis meses morando no Abrigo Municipal de Cacoal. Na ocasião, o pai de Jane precisou passar meses em São Paulo acompanhando o filho, e irmão de Jane, em tratamento de saúde. Como a mãe da sargento já era falecida e eles não possuíam familiares na região que pudessem cuidar das irmãs, a solução encontrada pelo pai de Jane foi deixar as filhas aos cuidados do abrigo.


“Meu pai tomou uma decisão difícil, para cuidar de um filho precisou nos deixar por um tempo no Abrigo. E essa foi a minha intenção ao compartilhar a minha história com eles que hoje estão no Pingo de Gente. Primeiro quis mostrar que ficar no Abrigo não precisa ser encarado como algo ruim. As pessoas que estão lá, fazem o melhor que podem. Além disso, mesmo vivendo em um abrigo, eles não podem desanimar. Eles precisam batalhar na vida, pois o nosso futuro depende de nós mesmos”, destacou a sargento Jane.


2º Desafio Técnico Profissional de Bombeiros


Após uma manhã de muita alegria proporcionada às crianças e adolescentes do Abrigo Municipal e de muita emoção aos bombeiros militares, o 4º Grupamento de Cacoal realiza já neste final de semana o 2º Desafio Técnico Profissional de Bombeiros.


No dia 9 de julho, aproximadamente 20 duplas de bombeiros, de diversos Grupamentos de Rondônia, participam em Cacoal  do desafio que tem comoobjetivo estimular a competição sadia entre os bombeiros militares, promovendo a integração entre bombeiros de todos os grupamentos da corporação. Além disso, o desafio idealizado pelo 4ºGB em 2015, também abre espaço para que a comunidade conheça algumas das atividades desenvolvidas pelos bombeiros militares.


Entre os desafios pelos quais as duplas irão competir estão o salvamento em altura (Transposição em Comando Crawl); Simulação de resgate em vítima de poço (Prova de Vantagem Mecânica); Combate a incêndio, com emprego de técnicas variadas; Simulação de Resgate Pré-Hospitalar de vítimas de acidente de trânsito e ainda Confecção de Nós. Uma curiosidade é que na formação, os bombeiros aprendem mais de 100 tipos diferentes de nós que podem ser usados em diversas situações diferentes.


“Este é o segundo desafio que o 4ºGB organiza e o nosso objetivo é proporcionais aos integrantes do Corpo de Bombeiros de Rondônia um momento voltado ao lazer, mas despertando ainda mais o espírito básico do respeito mútuo entre vencedores e vencidos, fortalecendo a disciplina e a lealdade. Além do que o Desafio promove a interação entre as unidades da corporação e bombeiros militares, contribuindo para o convívio em harmonia”, ressaltou o comandante do 4ºGB, capitão Carvalho.


O 2º Desafio Técnico Profissional de Bombeiros acontece no domingo (9), a partir das 8 horas da manhã, nas proximidades do Ginásio Capitão Rui Luiz Teixeira, em Cacoal. Além de poder acompanhar os desafios aos quais se submeterão os bombeiros militares de Rondônia, a população poderá realizar algumas atividades, com o apoio do 4ºGB, como escalada e tirolesa.

Texto: Giliane Perin

Fotos: Arquivo 4º GB

Secom - Governo de Rondônia


 
Fonte: 4ºGBM/CBMRO - 4º Grupamento de Bombeiros Militar (Cacoal)
 
 
 
 
Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia
Todos os direitos reservados.
© Copyright 2008
Desenvolvimento: SEFIN/CRE/GEINF