CBMRO - Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia
  
Matricula:
Senha:
Mês/Ano:
Rondônia - 13/10/2017 - Noticia
 Plataforma EAD do CBMRO conclui o maior curso de aperfeiçoamento de Oficiais da segurança
A plataforma EAD do Corpo de Bombeiros de Rondônia já se tornou referência nacional no quesito ensino. Foram mais de 40 alunos no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais BM/PM 2017, dentre eles alunos dos estados do Rio Grande do Norte e Acre.
 

O Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO), visa o aperfeiçoamento em altos estudos estratégicos e de comando para Oficiais intermediários do Corpo de Bombeiros Militar, habilitando o capitão para o exercício de cargos e desempenho de funções de capitão aperfeiçoado e de Oficial Superior, bem como garantir a promoção do oficial ao posto de major e tenente coronel.


                Apresentação do trabalho de conclusão de curso do CAO BM 2017

Realizado por meio da ação integrada da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), com a plataforma de ensino do Corpo de Bombeiros de Rondônia, o CAO 2017 contou com 29 capitães do estado do Rio Grande do Norte, 5 do estado do Acre, 1 do estado do Pará, além de 18 do CBMRO, 12 da PMRO, 1 da PCRO e 01 da POLITEC/RO como turma concluínte.

                                             Oficiais alunos do Rio Grande do Norte              Foto: SGT BM Jeude

O CAO BM/PM 2017 teve início no mês de maio e durou seis meses, na modalidade de ensino à distância, o curso finalizou com a apresentação do trabalho de conclusão de curso (tcc), na modalidade presencial, no final do mês de setembro.

A formatura militar de conclusão do curso, aconteceu na última terça-feira (10.10), no auditório do Ministério Público do Trabalho, e contou com a presença do Secretário de Segurança de Rondônia, Cel BM Lioberto Ubirajara Caetano de Souza, do Comandante Geral do CBMRO, Cel BM Felipe Santiago Chianca Pimentel, do Comandante Geral da PMRO, Cel PM Ênedy Dias, do Comandante Geral do CBM do estado do Acre, Cel BM Roney Cunha da Conceição, do Drº Eliseu Muller Siqueira, Diretor Geral da PCRO e Drº Girlei Veloso Marinho, Diretor Geral do Polícia Técnica de Rondônia.

      Oficiais alunos PMRO

             Oficiais alunos do estado do Acre com o Comandante Geral Cel BMAC Roney

O estado do Rio Grande do Norte também realizou formatura de conclusão de curso para os seus oficiais. O comandante do CBMRN, Coronel Sócrates Vieira de Mendonça Júnior, foi um dos que destacou a parceria com a Secretaria de Segurança de Rondônia, que contribuiu para uma economia aos cofres públicos do RN, e garantiu de forma eficiente e no menor prazo, o aperfeiçoamento em altos estudos estratégicos e de comando para os 30 oficiais intermediários da Corporação.

          Mesa composta pelo Secretário da Sesdec e representantes da segurança pública

“Nesses seis meses, conseguimos ter profissionais mais preparados para exercer suas funções, com ampliação de conhecimentos profissionais, técnicos e humanísticos, indispensáveis ao planejamento, coordenação e controle do emprego das organizações, disse o Comandante Geral do CBM daquele estado.

O secretário de segurança do Rondônia destacou em suas palavras que esse é o maior curso que Rondônia oferece fora da sede. Segundo o secretário essa é uma idéia inovadora, porque  Rondônia é um Estado muito pequeno e mesmo assim já é destaque nacional com esse novo conceito de ensino, que exige do profissional de Segurança Pública, visão estratégica para o devido enfrentamento. Visa estimular ao oficial que ele discuta o futuro. Não apenas da Instituição e pessoal, mas o futuro das gerações.

Na oportunidade, o Comandante Geral do CBMAC agraciou o Cel BM Chianca e ao Cap BM Jaime Fernandes com o Diploma da Ordem do Mérito Dom Pedro II, no Grau de Comendador com a respectiva Medalha. Foi entregue também ao Cap BM Wândrio Bandeira dos Anjos a Medalha de Mérito Intelectual, por ter obtido a primeira colocação do curso.

        Cel BM Chianca e CAp BM Jaime recebendo Comenda do Comandante Geral do Acre

Cap BM Wândrio recebendo a Medalha do Mérito Intelectual


Turma de concluíntes do CAOBM 2017
Fotos: Secoms PMRO

 
Fonte: Comunicação Social do CBMRO
 
 
 
 
Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia
Todos os direitos reservados.
© Copyright 2008
Desenvolvimento: SEFIN/CRE/GEINF